Perguntas e respostas

Perguntas e respostas

1) Sobre o Central TISS

2) Sobre o padrão TISS, da ANS

3) Guia oficial da ANS

4) Help Online do Central TISS

5) Manual de configuração do Central TISS com base de dados MySQL e utilização em rede

1) Sobre o Central TISS

Como funciona a versão de avaliação gratuita do Central TISS?

A versão de avaliação gratuida do Central TISS pode ser baixada após o cadastro em nosso site. Uma vez realizado o download, basta instalar o software e começar a gerar guias no formato TISS da ANS. A versão de avaliação possibilita 30 lançamentos. O software pode ser adquirido no site.

Preciso ter outros softwares instalados em minha clínica ou consultório para usar o Central TISS para enviar guias para os convênios?

O Central TISS gera de forma prática o arquivo xml, que deverá ser transmitido da forma determinada por cada operadora. A ANS disponibiliza o TISSnet, um software para envio de guias.

Minha clínica ou consultório precisam ser totalmente informatizados?

Informatizar é sempre o ideal para ganho de produtividade e muitos outros benefícios para sua clínica ou consultório, mas o Central TISS é uma solução que permite que você informatize de forma gradual. É possível solucionar a questão do TISS com apenas um computador.

O Central TISS requer a utilização de algum software de prontuário eletrônico?

Não. O prontuário eletrônico é um sistema que traz benefícios para todos os profissionais da clínica e seus pacientes. Caso haja interesse em adotar, a Centralx possui, para clínicas, ambulatórios e pequenos hospitais, o Centralx Clinic. Para consultórios médicos, o HiDoctor. Entretanto, o Central TISS não requer a utilização de nenhum software de prontuário. Ou seja, ele é capaz de solucionar a exportação em formato TISS de forma rápida e independente de qualquer outro sistema.

Por que o Central TISS é tão simples?

Há 18 anos a Centralx desenvolve sistemas em saúde, solucionando com simplicidade questões aparentemente complexas. O Central TISS foi desenvolvido principalmente para atender clínicas e consultórios que desejam iniciar o processo de informatização de forma gradual, cumprindo as determinações da ANS rapidamente e sem complicação.

Além das guias de faturamento e de solicitação, o Central TISS emite guias da área de odontologia?

Não. O Central TISS não exporta e também não possui as guias da área de odontologia. As guias de faturamento disponíveis são as guias de faturamento determinadas pela ANS (Consulta, Honorário individual, Resumo de internação e SP/SADT) e as guias de solicitação disponíveis são as guias SP/SADT e de Internação.

2) Sobre o padrão TISS, da ANS

Todas as operadoras são obrigadas a receber as guias no formato eletrônico?

Pela resolução da ANS, sim, embora elas possam optar pelo autorizador web. Se sua operadora fornece uma página na qual você inclui os dados  na internet, isso é suficiente. Se ela não fornece esta página, basta você enviar o arquivo XML, já no formato TISS, através do software determinado pela operadora, ou pelo TISSnet, fornecido pela ANS.

Se eu estou em condições de exportar todas as minhas guias no formato do TISS, posso ficar tranqüilo?

Sim. A norma do TISS prevê sanções de até R$35.000,00 de multa, e algumas multas de até R$5.000,00 por dia. Para ficar tranqüilo em relação a estas multas, basta que você preencha as guias eletrônicas e exporte o arquivo, enviando-o para a sua operadora. Se ela não estiver pronta para receber o arquivo, caberá a ela tomar as devidas providências.

O que devo fazer?

Basta digitar as guias no formato eletrônico mensalmente e exportar o arquivo. Envie-o para a operadora e, se esta não estiver aceitando a guia no formato TISS ainda, mantenha a cópia dele. Desta forma você já terá cumprido sua parte com base nas determinações da ANS.